Últimas Notícias

Flávio Bolsonaro, candidato do PL, superou Lula no Japão, onde muitos brasileiros votaram

Flávio Bolsonaro (PL) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2026 entre os brasileiros que votaram no Japão. O candidato do PL recebeu 28.538 votos, equivalentes a 80,08% dos votos válidos, enquanto o petista somou 7.098 votos, com 19,92%. O resultado foi divulgado pelo Metrópoles com base nos boletins de urna disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram contabilizados 35.636 votos válidos no país asiático, que possui um dos maiores eleitorados brasileiros fora do território nacional. A diferença entre Flávio e Lula chegou a 21.440 votos, evidenciando uma vantagem ampla do candidato do PL entre os eleitores brasileiros que participaram da votação no Japão. O resultado também confirmou uma tendência registrada no primeiro turno, quando Flávio já havia vencido Lula no país.

A votação japonesa começou às 8h de domingo, 25 de outubro, pelo horário local, quando ainda eram 20h de sábado no horário de Brasília. As urnas foram encerradas às 17h no Japão, o equivalente às 5h da manhã de domingo no Brasil. Por causa da diferença de fuso horário, os brasileiros residentes no país asiático conheceram o resultado de suas seções antes mesmo da abertura das urnas em território brasileiro.

Flávio Bolsonaro amplia vantagem sobre Lula no Japão

O desempenho de Flávio Bolsonaro no Japão foi superior ao registrado no primeiro turno das eleições. Em 4 de outubro, o senador havia recebido 24.601 votos, enquanto Lula havia somado 5.234. No segundo turno, os dois candidatos ampliaram suas votações, mas o crescimento de Flávio foi significativamente maior e manteve o Japão como um dos principais países de apoio ao candidato do PL no exterior.

A diferença também apareceu quando os percentuais dos dois candidatos foram comparados. Flávio ficou com pouco mais de quatro em cada cinco votos válidos, enquanto Lula recebeu aproximadamente dois em cada dez. O resultado mostrou uma preferência majoritária pelo candidato do PL entre os eleitores brasileiros que participaram da votação no país.

O Japão tinha 88.299 brasileiros aptos a votar no segundo turno, mas 37.616 compareceram às urnas. Além dos votos destinados aos dois candidatos, foram registrados 1.132 votos em branco e 848 votos nulos. Os números mostram que a quantidade de eleitores que compareceu foi inferior à metade do eleitorado apto no país.

Votação no exterior começou antes do Brasil

A votação para brasileiros que vivem fora do país começou antes da abertura das urnas no Brasil justamente por causa dos diferentes fusos horários. A Nova Zelândia foi um dos primeiros locais a iniciar o processo, seguida por outros países da Ásia e da Oceania, permitindo que os primeiros boletins fossem conhecidos enquanto os eleitores brasileiros ainda aguardavam o início da votação no território nacional.

O Japão estava entre os países com maior número de eleitores brasileiros aptos a votar no exterior. Segundo dados da Justiça Eleitoral citados na cobertura, 918.876 brasileiros estavam habilitados a votar fora do país, distribuídos por 186 cidades de 134 países. A organização da votação no exterior ficou sob responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em parceria com o TSE e o Ministério das Relações Exteriores.

A diferença de horário, porém, não significava antecipação do resultado da eleição brasileira como um todo. Os boletins registrados no exterior fazem parte da apuração presidencial, mas a definição da disputa depende da totalização nacional dos votos válidos. Por isso, a vitória de Flávio no Japão representou o resultado naquele país, sem determinar por si só o vencedor da eleição presidencial.

Japão repete resultado favorável a Flávio Bolsonaro

O resultado do segundo turno repetiu a vantagem obtida por Flávio Bolsonaro no primeiro turno entre os brasileiros residentes no Japão. Na primeira etapa da eleição, realizada em 4 de outubro, o senador recebeu 24.601 votos contra 5.234 de Lula. A diferença já havia indicado uma predominância do candidato do PL naquele eleitorado.

No segundo turno, a vantagem aumentou em números absolutos e também em participação percentual. Flávio passou dos 24 mil votos para mais de 28,5 mil, enquanto Lula avançou de pouco mais de 5,2 mil para aproximadamente 7,1 mil. Mesmo com o crescimento da votação dos dois candidatos, a distância entre eles permaneceu ampla.

O resultado japonês também ganhou relevância porque o país estava entre os responsáveis por impulsionar Flávio nas primeiras parciais da votação no exterior. Enquanto Lula venceu em países como Austrália, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Singapura, Flávio ficou à frente no Japão e em outros países asiáticos. A composição dos resultados internacionais, entretanto, ainda dependia da conclusão da votação nos demais países e da posterior totalização pelo TSE.

Mostrar mais

Welesson Oliveira

Welesson Oliveira é jornalista brasileiro, especializado em política, combate à corrupção, segurança pública e geopolítica. Atua no jornalismo independente com foco em análises, reportagens investigativas e cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *