Zema chama de “vergonha nacional” cancelamento de debate da Globo

O candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) classificou como “vergonha nacional” o cancelamento do debate presidencial da TV Globo, marcado para a noite desta quinta-feira (1º). O ex-governador de Minas Gerais, que teve sua participação garantida por decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, avaliou que o episódio representa prejuízo para toda a sociedade. “Quem está perdendo com tudo isso é o Brasil”, afirmou, ao destacar a importância do encontro como espaço de diálogo e apresentação de propostas antes do primeiro turno, no próximo domingo (4).
O desfecho foi motivado por uma sequência de determinações judiciais que alteraram regras e composição do evento nas horas que antecederam a transmissão. A primeira medida veio da ministra Estela Aranha, do TSE, que atendeu a pedido da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e proibiu a emissora de manter em destaque o espaço reservado ao presidente, que já havia comunicado ausência. A decisão também vedou que os candidatos presentes dirigissem perguntas ao concorrente ausente, modificando dinâmica previamente acordada entre as campanhas.
Pouco depois, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão de Renan Santos (Missão) entre os participantes. Com as alterações sucessivas, a direção da Globo avaliou que não havia mais condições de realizar o debate nos moldes planejados e anunciou o cancelamento. Em nota oficial, a emissora falou em “insegurança jurídica” e ressaltou que as interferências prejudicaram a liberdade de organização do veículo. O episódio dividiu reações entre os candidatos, cada um apontando fatores distintos como determinantes para o resultado.
Ronaldo Caiado (PSD) atribuiu a responsabilidade principal ao presidente Lula, que optou por não comparecer ao debate desde o início. “Ele foi o fator determinante de tudo isso”, declarou em coletiva de imprensa. O candidato lembrou que o próprio petista havia aceitado o confronto em declaração feita em Goiás e avaliou que a ausência desencadeou a série de desdobramentos que culminou no cancelamento. Para Caiado, a população foi a principal prejudicada ao ficar sem o momento de confronto de ideias entre os concorrentes.
Augusto Cury (Avante) criticou o que chamou de “ditadura do voto útil” e defendeu a necessidade de uma terceira via que represente propostas além dos nomes que lideram as pesquisas. O escritor afirmou perceber esforço de duas famílias políticas em concentrar o debate e limitar a diversidade de vozes. “Parece que querem sequestrar o Brasil”, disse, ao defender um ambiente de pacificação e respeito a todas as candidaturas. Cury participaria do encontro e lamentou a perda de espaço para apresentar suas ideias diretamente ao público.
Flávio Bolsonaro (PL), que havia confirmado presença, desistiu horas antes do evento, citando as mesmas alterações de regras apontadas pela emissora. O senador considerou que as mudanças impostas pela Justiça Eleitoral modificaram a natureza do debate e prejudicaram a igualdade entre os participantes. Com a desistência dele e a ausência já anunciada de Lula, o encontro perdeu os dois nomes que lideram todas as projeções de intenção de voto, tornando inviável a realização do confronto tal como esperado pelo público.
A três dias da votação, o cancelamento deixa o eleitorado sem o tradicional confronto televisivo entre os principais candidatos. Cada concorrente atribui o desfecho a causas diferentes, mas o que se destaca é a frustração geral de quem esperava acompanhar o debate de ideias. O eleitor terá agora que buscar informações em outras fontes — entrevistas, programas de governo e apurações independentes — para formar sua convicção antes de ir às urnas. A decisão final, como sempre, pertence ao cidadão, que fará valer sua escolha no domingo, com a certeza de que é o voto a expressão maior da soberania do povo brasileiro.





