Últimas Notícias

O eventual governo de Flávio Bolsonaro já virou motivo de disputa por ministério para pelo menos 5 grupos

A disputa pelo eventual ministério de Flávio Bolsonaro (PL) já mobiliza cinco grupos políticos e econômicos, mesmo antes da definição do segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, aliados do senador começaram a articular possíveis indicações para cargos estratégicos, diante da perspectiva de uma vitória sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As movimentações envolvem representantes do mercado financeiro, partidos do Centrão, integrantes da família Bolsonaro, aliados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e nomes de fora dos círculos políticos tradicionais do candidato.

Flávio terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula, resultado que ampliou as expectativas entre seus apoiadores sobre a possibilidade de assumir o Palácio do Planalto. A vantagem eleitoral fez crescer a movimentação de lideranças partidárias, empresários e aliados que buscam participar da formação de um eventual governo a partir de 2027. Apesar das conversas nos bastidores, a composição ministerial ainda não foi definida e depende do resultado da votação marcada para 25 de outubro.

A antecipação das negociações também provocou críticas da campanha petista, que considera prematuro discutir a divisão de cargos antes da conclusão da eleição. O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que os adversários estariam distribuindo espaços no governo antes de conquistar a Presidência, em referência às articulações em andamento. Do lado de Flávio, a formação de alianças com diferentes setores é vista como parte da estratégia para ampliar o apoio político e organizar uma possível administração.

Os cinco grupos que disputam espaço no governo Flávio Bolsonaro

O primeiro grupo é formado por representantes da área econômica ligados ao ex-ministro Paulo Guedes, que comandou a Economia durante o governo Jair Bolsonaro, além de executivos e operadores do mercado financeiro da Faria Lima, em São Paulo. Entre os nomes citados para funções econômicas estão Daniella Marques, Adolfo Sachsida, Alexandre Ywata e Mansueto Almeida, além de Roberto Campos Neto e Marcelo Kayath, mencionados como possíveis opções para a Fazenda ou outras posições estratégicas. A escolha desse núcleo poderá indicar qual orientação econômica prevaleceria em um eventual governo, especialmente nas áreas de política fiscal, planejamento e relacionamento com o setor privado.

O segundo grupo reúne partidos do Centrão, parlamentares aliados e representantes ligados ao agronegócio, setores que ampliaram sua aproximação com Flávio durante a campanha do segundo turno. PP, União Brasil, Republicanos e Podemos manifestaram apoio à candidatura, enquanto integrantes de diretórios do MDB também são considerados possíveis aliados. Nesse bloco, aparecem nomes como Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, cogitada para a Casa Civil ou o Itamaraty, além de Rogério Marinho, coordenador da campanha, e lideranças interessadas em ocupar ministérios estratégicos.

O terceiro grupo é o núcleo familiar de Flávio Bolsonaro e os aliados mais próximos do bolsonarismo, que buscam preservar influência direta na estrutura de um eventual governo. O deputado federal Mario Frias é citado como possível nome para o Ministério da Cultura, enquanto Marcos Degaut aparece entre as opções para a Defesa. Eduardo Bolsonaro também é mencionado por apoiadores como alguém que poderia participar de uma futura administração, embora sua situação jurídica e política represente um fator relevante nas discussões sobre possíveis funções.

Aliados de Tarcísio e nomes de fora também entram na disputa

O quarto grupo reúne pessoas ligadas ao governador paulista Tarcísio de Freitas, que intensificou sua participação na campanha de Flávio após um apoio mais discreto no primeiro turno. Auxiliares do governador afirmam que ele poderá indicar quadros de sua equipe para um eventual governo federal, em uma articulação separada da participação do Republicanos na distribuição de espaços políticos. Entre os nomes citados estão Guilherme Derrite, para a área de Segurança Pública, Renato Feder, para a Educação, e os secretários paulistas Samuel Kinoshita e Caio Paes de Andrade, ambos com experiência na administração pública e na área econômica.

O quinto grupo é composto por nomes de fora dos círculos políticos mais próximos de Flávio, mas que mantêm relações com seus aliados ou são considerados capazes de contribuir em áreas específicas. Entre eles estão o médico Claudio Lottenberg, apontado anteriormente pelo senador como possível nome para a Saúde, e o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo, que se aproximou de Jair Bolsonaro nos últimos anos. Também aparecem o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, cuja eventual participação dependeria de questões jurídicas relacionadas à sua situação eleitoral, e o empresário Flávio Roscoe, cotado para uma função ligada ao desenvolvimento e à indústria.

Disputa por ministérios depende do resultado eleitoral

A existência de cinco grupos interessados em participar de um eventual governo revela o tamanho da negociação política que Flávio Bolsonaro teria de conduzir caso vença o segundo turno. Além de escolher nomes para os ministérios, o candidato precisaria equilibrar as expectativas dos partidos aliados, as demandas do mercado financeiro, a influência da família e a participação de representantes ligados a Tarcísio de Freitas. A distribuição de cargos também teria impacto sobre a governabilidade, pois a formação de uma base parlamentar dependeria de acordos entre legendas com interesses distintos.

Por enquanto, as indicações divulgadas permanecem no campo das possibilidades, sem confirmação oficial de uma equipe ministerial. A campanha de Flávio sustenta que as conversas com aliados têm caráter programático e que a definição de um eventual governo depende primeiro da vitória nas urnas. Até a votação de 25 de outubro, a disputa interna por espaço deve continuar como um dos temas centrais dos bastidores eleitorais, com os cinco grupos tentando ampliar sua influência sobre as decisões de uma possível gestão federal.

Mostrar mais

Welesson Oliveira

Welesson Oliveira é jornalista brasileiro, especializado em política, combate à corrupção, segurança pública e geopolítica. Atua no jornalismo independente com foco em análises, reportagens investigativas e cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *