Nikolas nega ter chamado Vorcaro de lindão: “Achei que nome dele era Dani”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou nesta quinta-feira (3/9) após a divulgação de conversas atribuídas a ele e ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O conteúdo, obtido durante investigações da Polícia Federal e divulgado inicialmente pelo site ICL Notícias, provocou repercussão nas redes sociais e levou o parlamentar a apresentar sua versão sobre os contatos. Entre os pontos que chamaram a atenção está a forma como Nikolas se referia a Vorcaro nas mensagens. O deputado negou ter utilizado o termo “lindão” para mencionar o empresário e afirmou que a expressão não aparece no áudio citado nas publicações. Segundo ele, a maneira como o contato estava salvo ou foi repassado contribuiu para que utilizasse o nome “Dani” durante as conversas.
Em um vídeo publicado para responder às informações, Nikolas explicou que recebeu o número de Vorcaro por meio do pastor André Valadão, da Igreja Batista Lagoinha, de quem afirma ser amigo e que também teria relação com o empresário. O parlamentar declarou que, quando começou a conversar com o banqueiro, acreditava que “Dani” fosse a forma pela qual ele era conhecido. Ao comentar a repercussão do caso, Nikolas procurou diferenciar as mensagens divulgadas de uma eventual relação pessoal mais próxima. Ele afirmou que nunca encontrou Vorcaro presencialmente e que não recebeu recursos financeiros dele. Para o deputado, o próprio conteúdo das conversas indica que não havia entre os dois o grau de proximidade que algumas interpretações sugerem.
Outro trecho mencionado por Nikolas envolve uma publicação feita por ele em abril de 2024, na qual questionava informações relacionadas ao financiamento de um evento realizado em Londres e que envolvia autoridades brasileiras. De acordo com o parlamentar, André Valadão teria informado que Vorcaro não havia ficado satisfeito com a postagem. Nikolas disse ter respondido que desconhecia que o Banco Master pertencia ao empresário identificado como “Dani” e que, mesmo após saber da insatisfação, não pretendia retirar a publicação. A explicação foi apresentada pelo deputado como parte do contexto necessário para compreender a sequência das mensagens e sua relação com o banqueiro. O episódio ganhou novo destaque após o material extraído do celular de Vorcaro passar a circular publicamente.
Nikolas também confirmou que Vorcaro contribuiu com despesas relacionadas a viagens realizadas durante a campanha presidencial de 2022. Segundo o deputado, o apoio ocorreu durante o segundo turno, quando ele já havia sido eleito para a Câmara dos Deputados e participava de atividades de campanha em diferentes estados do Nordeste em apoio ao então candidato Jair Bolsonaro (PL). Nikolas afirmou que, naquele período, não tinha conhecimento de qualquer suspeita relacionada ao empresário. Ao justificar a situação, destacou que as circunstâncias eram diferentes das que passaram a ser discutidas posteriormente e sustentou que não havia, à época, informações que o levassem a considerar irregular a ajuda recebida para os deslocamentos.
O parlamentar também retomou uma declaração que havia dado anteriormente, quando foi questionado pela TV Globo, em março deste ano, sobre possíveis contatos com Vorcaro. Na ocasião, segundo Nikolas, ele disse não se lembrar de conversas ou mensagens, embora considerasse possível que elas tivessem acontecido justamente pela relação de amizade com André Valadão. Agora, diante da divulgação do conteúdo, o deputado afirmou que as conversas existiram e explicou que não as havia mencionado anteriormente por considerá-las sem relevância. A nova manifestação, portanto, busca esclarecer a diferença entre a declaração anterior e as informações que vieram a público, enquanto o caso continua despertando atenção no cenário político nacional.
Ao concluir sua manifestação, Nikolas Ferreira classificou a divulgação das mensagens como parte de uma tentativa de direcionar o debate político para sua atuação, enquanto outros assuntos envolvendo autoridades brasileiras também estão em evidência. O deputado citou, entre outros exemplos, discussões relacionadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou que seu nome estaria sendo utilizado como uma espécie de “cortina de fumaça”. As mensagens atribuídas ao parlamentar e as explicações apresentadas por ele agora fazem parte do debate público, mas diferentes pontos do episódio ainda são objeto de análise e contextualização. A repercussão deverá continuar nos próximos dias, especialmente diante da atenção dada às investigações que envolvem Daniel Vorcaro e às relações mantidas por ele com diferentes figuras públicas.





