Quaest em SP: Tarcísio tem 44% das intenções de voto; Haddad, 27%

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ampliou sua liderança na disputa pelo governo de São Paulo, segundo levantamento da Quaest divulgado nesta terça-feira, 23, encomendado pela Globo. Na comparação com a rodada anterior, de 8 de setembro, o atual governador subiu de 42% para 44% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o principal adversário, Fernando Haddad (PT), manteve-se estável em 27%. A distância entre os dois cresceu dois pontos no período, consolidando a posição à frente da corrida.
Os demais candidatos apresentam percentuais próximos de 1% cada: Policial Edjane (Agir), Vera Lúcia (PSTU), Carlos Machado (PCB) e Izadora Dias (PCO). Vivian Mendes (UP) registra 0%. É importante destacar que a candidatura de Edjane foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 18 de setembro; como ainda estava apta à época do registro da pesquisa, seu nome constou no levantamento. Brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 11%, queda de dois pontos em relação à pesquisa anterior, e os indecisos permanecem em 14%.
No cenário de segundo turno, Tarcísio também segue na frente, com leve crescimento: vai de 48% para 49%. Haddad, por sua vez, recuou um ponto, saindo de 31% para 30%. Brancos, nulos e ausências sobem de 11% para 12%, e os indecisos caem de 10% para 9%. Os números revelam não apenas a manutenção da liderança, mas um aumento na margem de vantagem do atual governador sobre o petista, num estado que costuma ser decisivo para o panorama nacional.
A confiança dos eleitores na escolha feita também avançou. Agora, 72% dos entrevistados afirmam ter definido seu voto de forma definitiva — índice que era de 69% no início do mês. A tendência mostra que, com a aproximação da data da votação, o eleitorado paulista vai consolidando posições, reduzindo o espaço para mudanças bruscas de cenário nas semanas que antecedem o pleito.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, a diferença se mantém, mas com proporções distintas: Tarcísio é citado por 27%, Haddad por 13%, outros candidatos somam 1%, brancos/nulos e não comparecimentos chegam a 3%, e os indecisos atingem 56%. Esse dado revela que grande parte do eleitorado ainda não consegue nomear espontaneamente os concorrentes, o que indica que a campanha ainda tem espaço para apresentar e consolidar as candidaturas junto ao público.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é SP-02456/2026. Com menos de duas semanas para o primeiro turno, a disputa em São Paulo segue em movimento, e os próximos dias deverão mostrar se as tendências se confirmam ou se novas variáveis conseguem alterar o rumo da preferência dos paulistas.





