Várias Associações de imprensa detonaram as decisões judiciais do TSE e também do STF

Associações que representam empresas de comunicação criticaram as decisões judiciais que alteraram as regras do debate presidencial da TV Globo, que acabou cancelado na noite de quinta-feira (1º). Em nota conjunta, ABERT, ANER e ANJ classificaram as medidas como uma “agressão à liberdade de imprensa” e afirmaram que o Judiciário interferiu em regras previamente acordadas entre a emissora e os partidos. O encontro seria o último debate presidencial antes do primeiro turno, marcado para domingo (4).
Segundo as entidades, as regras do debate haviam sido definidas meses antes e contavam com a participação dos partidos dos candidatos convidados. Para as associações, as decisões judiciais acabaram impondo novas condições à emissora privada pouco antes da realização do programa. As entidades também afirmaram que a mudança prejudicou o acesso dos eleitores às propostas dos candidatos que haviam confirmado presença.
O cancelamento ocorreu depois de uma sequência de decisões envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as medidas, a ministra Estela Aranha proibiu a exibição do púlpito vazio reservado a Luiz Inácio Lula da Silva, que havia informado que não participaria do debate. Posteriormente, o ministro Gilmar Mendes determinou a inclusão de Renan Santos, candidato do Missão, entre os participantes.
Associações de imprensa criticam mudanças nas regras do debate
Na manifestação conjunta, ABERT, ANER e ANJ afirmaram que a intervenção judicial não teria apenas criado obrigações para a emissora, mas também alterado a condução de um evento organizado com regras previamente estabelecidas. As entidades sustentaram que as determinações não estavam previstas nas condições negociadas entre a Globo e os partidos. Por isso, classificaram a interferência como uma questão relacionada à liberdade de imprensa.
Uma das principais mudanças envolveu o espaço destinado a Lula no cenário do debate. A regra original previa que, caso um candidato não comparecesse, o púlpito correspondente permaneceria vazio e identificado, além da possibilidade de os candidatos presentes formularem perguntas dirigidas ao ausente. A ministra Estela Aranha suspendeu essas possibilidades após analisar um pedido apresentado pela coligação de Lula.
Outra decisão envolveu Renan Santos, do Missão, que havia buscado participar do debate. Gilmar Mendes determinou sua inclusão no programa, modificando a composição definida pela emissora. A Globo informou que a decisão alterava as condições previamente estabelecidas e citou a necessidade de observar as regras eleitorais relativas à participação dos candidatos.
Debate da Globo foi cancelado após decisões judiciais
A Globo anunciou o cancelamento quando faltava cerca de uma hora para o horário inicialmente previsto para o debate. Segundo a emissora, as decisões judiciais sucessivas produziram insegurança jurídica e inviabilizaram a manutenção do formato que havia sido acertado anteriormente. Candidatos como Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Romeu Zema já estavam na emissora quando o cancelamento foi comunicado.
O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, também havia tomado uma decisão relacionada à composição do debate antes do cancelamento. Segundo a Globo, ele alterou o entendimento utilizado para contabilizar a representação parlamentar dos partidos e determinou que Romeu Zema, do Novo, tivesse direito de participar do encontro. A decisão foi citada pela emissora entre as mudanças que afetaram o planejamento original.
Com o cancelamento, a Globo precisou alterar sua programação na noite de quinta-feira. No lugar do debate, a emissora exibiu programação previamente não prevista para aquele horário, enquanto os candidatos que haviam se preparado para participar do encontro ficaram sem a oportunidade de apresentar suas propostas no último debate televisivo antes da votação. O episódio marcou a primeira vez desde 2002 que a Globo cancelou integralmente um debate presidencial antes do primeiro turno.
Associações de imprensa criticam interferência judicial
Na nota, as três entidades manifestaram solidariedade à TV Globo e disseram que as decisões judiciais levaram ao cancelamento do debate presidencial. Segundo ABERT, ANER e ANJ, os candidatos já haviam sido convidados e alguns deles haviam se disposto a participar do programa. As associações avaliaram que os eleitores acabaram prejudicados pela impossibilidade de acompanhar o confronto previsto entre os presidenciáveis.
A Globo, por sua vez, afirmou que as decisões modificaram regras previamente acordadas e provocaram insegurança jurídica. A emissora também sustentou que as alterações interferiram na liberdade de organização do debate, enquanto as decisões judiciais apresentaram fundamentos relacionados às regras eleitorais e aos efeitos que determinadas situações poderiam produzir sobre o eleitorado.
O episódio ocorreu a poucos dias do primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro. Com o debate cancelado, os candidatos encerraram essa etapa da campanha sem o confronto televisivo que estava programado para a noite de quinta-feira. As manifestações das entidades de imprensa passaram a integrar a repercussão sobre os limites da atuação judicial nas regras de debates eleitorais e sobre a liberdade das emissoras para organizar esses encontros.





