Últimas Notícias

Com 51,79% dos votos, Lula foi reeleito e já avisou que seu novo governo terá muitas mudanças

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou mudanças na forma de governar o Brasil após vencer Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Em seu primeiro discurso depois da vitória, realizado em São Paulo, o presidente afirmou que pretende ampliar a participação popular nas decisões do governo e dar mais espaço à comunicação digital. Lula recebeu mais de 64,2 milhões de votos, correspondentes a 51,79% dos votos válidos, e apresentou prioridades para o quarto mandato.

Entre os principais compromissos anunciados estão investimentos em economia digital, educação, inteligência artificial, preservação ambiental, saúde pública e segurança. O presidente também defendeu a regulamentação das grandes empresas de tecnologia e afirmou que pretende ampliar o diálogo direto com os brasileiros por meio das plataformas digitais. As declarações foram divulgadas pela Revista Zelo, em reportagem produzida pela Agência Brasil e atualizada nesta segunda-feira, 26 de outubro.

Lula afirmou que o resultado eleitoral trouxe lições para a condução do próximo governo e prometeu mudanças na relação com a população. Segundo ele, a comunicação digital deverá ocupar um espaço maior na divulgação de decisões e ações do Executivo, reduzindo a dependência da interpretação de terceiros. O presidente também agradeceu ao deputado André Janones (Rede-MG) pela atuação nas redes sociais durante o segundo turno.

Lula quer ampliar participação popular e comunicação digital

Ao anunciar a mudança na forma de governar, Lula afirmou que pretende conversar diretamente com a população com maior frequência. O presidente declarou que utilizará as plataformas digitais para apresentar suas opiniões e explicar as medidas adotadas pelo governo, buscando estabelecer uma comunicação mais próxima dos brasileiros. A proposta foi apresentada como uma das prioridades para o mandato que começará após a reeleição.

A economia digital também deverá ganhar destaque na estratégia do governo federal, especialmente com a atração de centros de dados para o Brasil. Lula defendeu o aproveitamento da capacidade brasileira de geração de energia renovável para receber essas estruturas, conhecidas como data centers, utilizadas para armazenar e processar grandes volumes de informações. O presidente também afirmou que pretende estimular o desenvolvimento de uma inteligência artificial brasileira, reduzindo a dependência de tecnologias produzidas no exterior.

Para viabilizar essa estratégia, Lula mencionou a necessidade de fortalecer a formação em matemática, engenharia e outras áreas das ciências exatas. A intenção é ampliar a capacidade nacional de desenvolver tecnologias e preparar profissionais para setores considerados importantes na economia digital. O presidente relacionou esses investimentos à criação de soluções brasileiras de inteligência artificial e ao aproveitamento das oportunidades econômicas associadas à transformação tecnológica.

Educação e regulamentação das big techs estão entre as prioridades

Na educação, Lula anunciou a intenção de universalizar o ensino em tempo integral até o ensino médio. Ele também prometeu fortalecer o programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes dessa etapa da educação básica, e ampliar a iniciativa para alcançar universitários. As medidas foram apresentadas como parte dos esforços para manter os jovens estudando e ampliar as oportunidades de formação.

O presidente também defendeu a regulamentação das grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs. Durante o discurso, afirmou que crimes praticados no ambiente digital precisam ser tratados com a mesma seriedade que aqueles cometidos fora da internet e criticou a influência das plataformas nas eleições brasileiras. Lula sustentou que essas empresas precisam seguir regras e responder por práticas ilegais, além de mencionar a necessidade de discutir a tributação de companhias que obtêm receitas elevadas no país.

A proposta de regulamentação deverá integrar o debate sobre o funcionamento das plataformas digitais no próximo mandato. Lula afirmou que pretende estabelecer limites para a atuação dessas empresas, especialmente diante do alcance que possuem na circulação de informações e na formação da opinião pública. O tema foi associado pelo presidente à proteção do processo eleitoral e à necessidade de definir responsabilidades no ambiente virtual.

Modernização do SUS e tratamento do câncer terão atenção do governo

Na área da saúde, Lula reafirmou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e anunciou planos de modernização da estrutura hospitalar. O presidente afirmou que pretende ampliar a capacidade de diagnóstico e tratamento do câncer, além de investir em tecnologias que melhorem o atendimento oferecido à população. A defesa do sistema público foi apresentada como uma das motivações de sua campanha à reeleição.

Entre os projetos citados está a construção de um hospital inteligente em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), com financiamento do Banco do Brics. Lula também anunciou a intenção de implantar 15 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) inteligentes para modernizar o atendimento hospitalar e agilizar os cuidados com pacientes em estado grave. As iniciativas deverão utilizar recursos tecnológicos para melhorar a assistência e reduzir problemas relacionados à demora no tratamento.

Na segurança pública, o presidente defendeu uma participação mais ativa do governo federal no enfrentamento à criminalidade. Lula argumentou que o modelo atual, que atribui aos estados grande parte das responsabilidades pela área, precisa ser revisto, e mencionou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, em tramitação no Senado. Ao apresentar suas prioridades, afirmou que pretende ampliar a atuação federal para oferecer mais proteção aos trabalhadores e reforçar o combate ao crime.

Mostrar mais

Welesson Oliveira

Welesson Oliveira é jornalista brasileiro, especializado em política, combate à corrupção, segurança pública e geopolítica. Atua no jornalismo independente com foco em análises, reportagens investigativas e cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *