Últimas Notícias

Isolamento do presidente Lula é apontado como um dos principais erros do petista no primeiro turno

Após o resultado do primeiro turno das eleições de 2026, lideranças do PT passaram a discutir internamente os fatores que contribuíram para o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. Segundo informações do colunista Diego Amorim, do Estado de Minas, integrantes do partido apontaram críticas ao próprio presidente, à condução do governo e à estratégia adotada durante a campanha. O debate interno ocorre depois de Lula terminar a primeira etapa atrás de Flávio Bolsonaro e avançar para o segundo turno em uma disputa marcada por diferença estreita entre os dois candidatos.

De acordo com os relatos publicados pela coluna, a comunicação passou a ser apontada como um dos problemas enfrentados pela campanha petista, mas as críticas não ficaram restritas a esse setor. Petistas ouvidos pelo jornalista também questionaram o isolamento de Lula e a forma como o presidente teria conduzido seu terceiro mandato, com pouca interlocução dentro e fora do círculo mais próximo do governo. Essas avaliações são atribuídas pelo colunista a integrantes do próprio partido e fazem parte de uma discussão interna iniciada depois do primeiro turno.

Um dos episódios citados pelos aliados de Lula para ilustrar o que classificaram como excesso de resistência a mudanças foi a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O nome indicado pelo presidente acabou sendo rejeitado pelo Senado, resultado que passou a ser lembrado internamente nas críticas à maneira como decisões importantes teriam sido tomadas. Na avaliação relatada pela coluna, o episódio foi utilizado por integrantes do PT como exemplo das dificuldades de interlocução política enfrentadas pelo governo.

Campanha de Lula também entra no debate interno

As críticas também alcançaram diretamente o modelo adotado pela campanha presidencial. Segundo Diego Amorim, lideranças petistas avaliam que Lula permaneceu excessivamente concentrado no eleitorado de esquerda e não conseguiu ampliar sua base política durante a primeira etapa da eleição. A percepção relatada pela coluna é de que essa estratégia teria limitado a capacidade de atrair setores que não se identificam diretamente com o PT ou com o campo político do presidente.

Essa discussão ganhou importância depois que o primeiro turno terminou com Flávio Bolsonaro e Lula como os dois candidatos classificados para a etapa final. O resultado mostrou que a disputa presidencial permaneceu concentrada em dois grandes campos políticos, enquanto candidatos que poderiam representar alternativas ficaram fora do segundo turno. Para integrantes do PT ouvidos pela coluna, a dificuldade de ampliar o eleitorado além da base tradicional passou a ser um dos pontos centrais da avaliação sobre a campanha.

Outro aspecto levantado internamente envolve o impacto da campanha presidencial sobre candidaturas importantes do próprio partido. A coluna afirma que lideranças petistas consideraram especialmente grave o fato de nomes relevantes terem sido derrotados em disputas para cargos estaduais e para o Senado. Entre os casos citados estão Gleisi Hoffmann, derrotada na disputa pelo Senado no Paraná, Érika Kokay, que não conseguiu uma vaga para o Senado pelo Distrito Federal, e Fernando Haddad, derrotado na corrida pelo governo de São Paulo.

Derrotas de aliados aumentam pressão sobre o partido

A situação de Gleisi Hoffmann ganhou destaque porque ela é uma das principais figuras da estrutura nacional do PT e teve participação direta na organização partidária durante os últimos anos. Sua derrota para o Senado passou a ser incluída, segundo a reportagem, entre os resultados que provocaram questionamentos dentro da legenda sobre as prioridades estabelecidas durante a eleição. O mesmo debate alcançou Érika Kokay, que também não conseguiu conquistar uma das vagas em disputa no Distrito Federal.

Fernando Haddad aparece em outra frente dessa avaliação porque disputou o governo de São Paulo e acabou derrotado, segundo o balanço apresentado pela coluna. A candidatura estadual era considerada politicamente relevante para o PT, principalmente pelo peso eleitoral de São Paulo e pela importância da disputa para a organização nacional do partido. Na avaliação atribuída às lideranças ouvidas pelo jornalista, o resultado de Haddad também passou a integrar a lista de perdas que precisam ser analisadas pela legenda depois do primeiro turno.

O conjunto dessas derrotas levou parte do partido a questionar se a estratégia eleitoral conseguiu equilibrar a campanha presidencial com as demais disputas de 2026. A preocupação relatada na coluna é que a concentração de esforços em torno de Lula não teria impedido perdas consideradas relevantes para a estrutura política petista. Nesse contexto, a discussão interna passou a envolver não apenas a comunicação da campanha, mas também decisões políticas e a forma como o presidente se relacionou com aliados e setores externos à sua base tradicional.

PT terá de reorganizar estratégia para o segundo turno

A discussão interna ocorre justamente no momento em que Lula inicia uma nova etapa da disputa presidencial contra Flávio Bolsonaro. Com apenas dois candidatos na corrida, a campanha petista terá de avaliar os resultados do primeiro turno e definir como buscar eleitores que escolheram outras candidaturas ou que não participaram da votação. As críticas relatadas por Diego Amorim indicam que parte do partido considera necessária uma revisão da estratégia utilizada até aqui.

Nesse cenário, a comunicação deverá continuar entre os pontos analisados pelos dirigentes e aliados de Lula, mas não será o único tema em discussão. As críticas atribuídas aos petistas envolvem também o relacionamento do presidente com seu entorno, decisões tomadas durante o mandato e a capacidade de ampliar a base eleitoral para além do núcleo tradicional da esquerda. O segundo turno, marcado para 25 de outubro, deverá colocar essas questões novamente no centro das reuniões e decisões da campanha.

A avaliação publicada pelo colunista Diego Amorim mostra, portanto, que o resultado do primeiro turno provocou uma discussão interna no PT sobre responsabilidades e escolhas feitas antes da votação. Lula passou a ser citado diretamente nessas críticas, enquanto derrotas de nomes como Gleisi Hoffmann, Érika Kokay e Fernando Haddad foram incorporadas ao balanço político da legenda. Com a campanha presidencial ainda em andamento, o partido terá agora de administrar essas divergências internas e definir os próximos passos da disputa contra Flávio Bolsonaro.

Mostrar mais

Welesson Oliveira

Welesson Oliveira é jornalista brasileiro, especializado em política, combate à corrupção, segurança pública e geopolítica. Atua no jornalismo independente com foco em análises, reportagens investigativas e cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *