Jair Bolsonaro fez um pedido ao ministro Alexandre de Moraes no mesmo dia em que Flávio chega aos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para receber a visita de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL). A solicitação foi apresentada nesta quarta-feira, 28 de outubro, por meio dos advogados de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão. O pedido ocorre em meio à reorganização política do grupo bolsonarista, três dias depois de Flávio Bolsonaro perder a disputa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um dia após deixar o Brasil rumo aos Estados Unidos.
Na solicitação encaminhada ao STF, a defesa argumentou que o encontro presencial seria necessário para permitir uma conversa direta entre o ex-presidente e o dirigente partidário. Os advogados não especificaram quais assuntos seriam discutidos nem estabeleceram uma data para a visita, deixando a realização do encontro condicionada à autorização judicial. A informação foi divulgada pela coluna de Manoela Alcântara, do Metrópoles, que teve acesso aos detalhes do pedido.
A justificativa apresentada pelos advogados descreve a necessidade de uma conversa pessoal entre Bolsonaro e Valdemar, sem detalhar o conteúdo da reunião pretendida. “O pedido tem por finalidade permitir encontro pessoal específico, a ser realizado em data oportunamente ajustada, em razão da necessidade de diálogo direto com o Peticionário”, diz o documento, conforme informações publicadas sobre a solicitação. A defesa, portanto, pediu autorização para que o encontro ocorra em momento a ser definido posteriormente, caso Moraes concorde com a realização da visita.
Pedido de visita ocorre após Flávio Bolsonaro viajar para os Estados Unidos
A solicitação de Jair Bolsonaro foi apresentada no mesmo dia em que a chegada de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos ganhou destaque na imprensa. O senador viajou acompanhado da esposa, Fernanda Bolsonaro, e das duas filhas, depois de deixar o Brasil pela fronteira com a Argentina na noite de terça-feira, 27 de outubro. A viagem ocorreu após a derrota eleitoral de domingo e em meio a uma determinação judicial para que Flávio entregasse seus passaportes às autoridades brasileiras.
O ministro Alexandre de Moraes havia determinado que Flávio entregasse os documentos de viagem, mas o senador deixou o país antes de cumprir a ordem dentro do prazo estabelecido. Depois de passar pela Argentina e pelo Equador, ele chegou à região de Miami, na Flórida, na manhã desta quarta-feira. A saída do parlamentar acrescentou um novo elemento ao cenário enfrentado pela família Bolsonaro após o resultado da eleição presidencial.
A movimentação também ocorre em um momento de articulação entre dirigentes e integrantes do PL sobre os próximos passos da legenda. Após a derrota de Flávio, o partido precisa reorganizar sua atuação política e definir como pretende se posicionar diante do governo Lula. A solicitação de encontro entre Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto acontece nesse contexto, embora o documento apresentado ao STF não informe se a conversa tratará especificamente do resultado eleitoral ou do futuro do partido.
Valdemar Costa Neto depende de autorização de Alexandre de Moraes
Como Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, visitas de pessoas que não integram o grupo de familiares autorizados e não são seus advogados dependem de autorização judicial. Por esse motivo, o encontro com Valdemar Costa Neto não pode ser realizado apenas por decisão do ex-presidente ou do dirigente partidário. Caberá a Alexandre de Moraes analisar o pedido apresentado pela defesa e decidir se a visita poderá acontecer.
O caso também tem um antecedente: em janeiro de 2026, Moraes havia negado uma solicitação anterior para que Valdemar visitasse Bolsonaro. Na ocasião, o ministro considerou que o presidente do PL também era investigado no contexto da trama golpista, circunstância que pesou na análise do pedido. A decisão anterior não determina automaticamente o resultado da nova solicitação, que deverá ser examinada pelo ministro à luz das condições aplicáveis ao cumprimento da prisão domiciliar.
A nova tentativa de agendar a visita não estabelece, por si só, que o encontro esteja confirmado ou que já exista uma data definida. A defesa de Bolsonaro justificou a solicitação pela necessidade de diálogo direto, mas não apresentou publicamente uma pauta detalhada para a conversa. Até que haja uma decisão do STF, a realização da visita de Valdemar à residência do ex-presidente permanece condicionada à autorização de Moraes.
PL enfrenta reorganização política após derrota presidencial
Valdemar Costa Neto ocupa a presidência nacional do PL, partido que lançou Flávio Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. A derrota do senador para Lula abriu uma nova etapa para a legenda, que precisará organizar sua atuação política diante do resultado eleitoral e das mudanças envolvendo a família Bolsonaro. A saída de Flávio para os Estados Unidos também passou a integrar o cenário de decisões que afetam a articulação dos aliados do ex-presidente.
Nos dias seguintes à eleição, Valdemar participou de conversas com integrantes do grupo político, incluindo Michelle Bolsonaro, eleita senadora pelo Distrito Federal, segundo informações divulgadas pela imprensa. Essas articulações ocorrem enquanto o partido avalia os caminhos para atuar como oposição ao governo federal e mantém o debate sobre a situação jurídica de Jair Bolsonaro. O pedido para que Valdemar visite o ex-presidente poderá abrir espaço para uma conversa direta entre os dois, caso o Supremo Tribunal Federal autorize o encontro.





