Geral

Após debate, Nikolas provoca Haddad e Simone Tebet: “Dois desempregados”

Logo após o encerramento do primeiro debate presidencial do segundo turno, realizado na noite de domingo, 18, nos estúdios da TV Band, em São Paulo, uma cena chamou atenção nas redes sociais. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo no qual aparece ao lado de Fernando Haddad e Simone Tebet, ex-ministros do governo Lula, dirigindo a eles comentários de tom provocador. Na gravação, ele repete diversas vezes a frase: “Está desempregado, hein? Está desempregado os dois aqui, desempregado… Os dois desempregados”. A publicação rapidamente ganhou repercussão entre apoiadores e opositores dos dois lados da disputa eleitoral.

A observação feita pelo parlamentar faz referência aos resultados das últimas eleições em que ambos participaram. Fernando Haddad foi candidato ao Governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, mas não conseguiu avançar para o segundo turno, sendo derrotado ainda na primeira etapa pelo atual governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos. Já Simone Tebet concorreu a uma vaga no Senado Federal também pelo estado de São Paulo, representando o PSB, e ficou em terceiro lugar, não conseguindo assumir o mandato pleiteado. Com o fim do mandato ministerial ao término do atual governo, ambos deixariam seus cargos em janeiro, independentemente do resultado da eleição presidencial.

O debate que antecedeu esse momento nos bastidores foi marcado por embates mais focados em questionamentos mútuos do que na apresentação detalhada de propostas. O candidato Flávio Bolsonaro dedicou boa parte de suas intervenções a perguntas e críticas relacionadas à empresária Roberta Luchsinger e às investigações em curso no âmbito do INSS. Já o presidente Lula, por sua vez, trouxe repetidamente à baila o tema do suposto patrocínio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, para a produção do filme Dark Horse, que conta a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro. A troca de questionamentos ocupou grande parte do tempo disponível, deixando menos espaço para que cada um apresentasse seus planos de governo de forma mais ampla.

Enquanto os debates políticos se desenrolavam dentro do estúdio, fora dele ocorreu uma situação que exigiu atenção das autoridades. A Polícia Militar de São Paulo foi acionada por volta do encerramento do evento diante de uma suspeita de objeto no estacionamento da emissora. Informações confirmadas ao jornal Metrópoles por fontes da Secretaria de Segurança Pública indicam que a suspeita teve origem no veículo que transportava o senador Flávio Bolsonaro. Equipes especializadas foram deslocadas ao local para realizar os procedimentos de verificação necessários, como medida de precaução e segurança para todos os presentes.

A ocorrência foi tratada com os devidos cuidados pelas forças de segurança, que isolaram a área e realizaram os procedimentos técnicos cabíveis. Até a divulgação desta notícia, detalhes sobre o que motivou a suspeita e o resultado final da verificação ainda não haviam sido oficialmente divulgados. A prioridade das autoridades, segundo nota da SSP, foi garantir a tranquilidade e a segurança de todos que estavam nas imediações da emissora naquele momento. Nenhuma pessoa ficou ferida ou foi impedida de se retirar do local em razão da ocorrência.

A noite de domingo, portanto, combinou dois elementos distintos da campanha eleitoral: a disputa de ideias e críticas entre os candidatos em um espaço público e transmitido para todo o país, e os desafios de segurança que acompanham eventos de grande porte com participação de figuras políticas de projeção nacional. Resta agora ao eleitorado acompanhar os próximos dias de campanha, buscar informações em fontes confiáveis e refletir sobre cada proposta apresentada antes de comparecer às urnas no dia da votação. O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro, e a decisão final será sempre de cada cidadão brasileiro.

Mostrar mais

Welesson Oliveira

Welesson Oliveira é jornalista brasileiro, especializado em política, combate à corrupção, segurança pública e geopolítica. Atua no jornalismo independente com foco em análises, reportagens investigativas e cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *