Flávio Bolsonaro já enviou ao TSE as autorizações permitindo a divulgação dos dados

O senador Flávio Bolsonaro (PL) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na madrugada de sexta-feira, 23 de outubro, as autorizações para a divulgação de seus dados bancários e telefônicos, após a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentar documentos semelhantes à Justiça Eleitoral. A iniciativa ocorreu depois de um acordo firmado entre os representantes das duas candidaturas, que prevê a abertura de informações pessoais e de registros relacionados a familiares e empresas vinculadas aos políticos. Entretanto, a defesa do senador aproveitou a petição para cobrar também a divulgação de gastos com cartões corporativos da Presidência da República, assunto que não fazia parte do entendimento inicial, conforme reportagem publicada pelo UOL.
Apesar da apresentação das autorizações, os sigilos dos dois candidatos ainda não haviam sido efetivamente abertos até a publicação da notícia. O impasse envolve a forma de execução do acordo, a abrangência dos documentos e a participação do Tribunal Superior Eleitoral no processo de obtenção e divulgação das informações. Enquanto a campanha petista pediu que o ministro André Mendonça atuasse como terceiro imparcial para assegurar o cumprimento do entendimento, a defesa de Flávio argumentou que a disputa tem natureza política e que os próprios candidatos devem conduzir a divulgação dos dados autorizados.
A controvérsia começou durante o debate presidencial realizado pela TV Band no domingo, 18 de outubro, quando Lula desafiou Flávio a abrir seus sigilos bancários e telefônicos. O senador condicionou a autorização à inclusão de informações relacionadas ao Instituto Lula, ao ex-chefe de gabinete do presidente e aos gastos com o cartão corporativo utilizado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja. Lula aceitou as condições apresentadas pelo adversário, e as equipes passaram a negociar quais documentos e pessoas seriam abrangidos pelo compromisso antes de formalizar as autorizações junto ao TSE.
Flávio cobra informações sobre cartões corporativos da Presidência
Na petição enviada ao tribunal, a defesa de Flávio Bolsonaro reforçou a cobrança pela divulgação dos gastos com cartões corporativos da Presidência da República. A solicitação foi apresentada junto às autorizações que permitem a divulgação dos dados do senador, mas esse ponto não integrava o acordo específico firmado pelas campanhas na quinta-feira, 22 de outubro. A distinção é importante porque a liberação de sigilos pessoais e a divulgação de despesas administrativas do governo envolvem documentos diferentes, com procedimentos próprios para consulta e eventual publicação.
A cobrança também está relacionada às condições que Flávio havia apresentado para aceitar a abertura de seus registros financeiros e telefônicos. Além dos gastos associados a Janja, o senador exigiu informações referentes ao Instituto Lula e a Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, que atuou como chefe de gabinete do presidente. A campanha de Lula concordou com as condições, permitindo que as negociações avançassem para a assinatura de um documento conjunto e a entrega das autorizações à Justiça Eleitoral.
O acordo, entretanto, não significa que todos os documentos tenham sido imediatamente disponibilizados ao público. As autorizações representam uma etapa do procedimento, enquanto a reunião dos registros, a definição de sua abrangência e a divulgação efetiva dependem das providências relacionadas a cada informação. Por isso, até o momento retratado pela reportagem, não havia ocorrido a abertura completa dos sigilos dos candidatos, apesar de ambos terem encaminhado os documentos necessários para formalizar sua concordância com a medida.
André Mendonça mantém posição sobre a atuação do TSE
O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou que a abertura dos sigilos depende dos próprios titulares e não exige uma decisão judicial que determine a divulgação voluntária dos dados. Em seu entendimento, os candidatos e as pessoas físicas ou jurídicas mencionadas nas autorizações podem disponibilizar as informações de que são titulares, conforme decidirem. O magistrado também destacou que não cabe à Justiça Eleitoral definir quais documentos um candidato deve ou não apresentar publicamente.
A posição do ministro provocou uma reação da campanha de Lula, que recorreu para pedir que o tribunal assegurasse a execução do acordo firmado entre os dois concorrentes. Os representantes do presidente argumentaram que a Justiça Eleitoral poderia requisitar os registros diretamente às instituições responsáveis, de modo a garantir a integridade das informações e a divulgação simultânea do material abrangido pelo compromisso. A campanha defendeu que a participação institucional ajudaria a evitar que cada lado divulgasse apenas documentos selecionados por sua própria equipe.
A defesa de Flávio, por outro lado, sustentou que a discussão tem caráter político e não deveria transformar o TSE em intermediário da divulgação. O entendimento apresentado pelos advogados do senador é que os próprios envolvidos devem providenciar a publicação das informações autorizadas, sem atribuir ao tribunal a responsabilidade de coordenar o processo. Com isso, a divergência entre as campanhas passou a envolver não apenas quais dados serão divulgados, mas também quem deverá reunir os documentos e definir os meios utilizados para torná-los públicos.
Acordo inclui familiares e empresas relacionadas aos candidatos
O compromisso firmado pelas duas campanhas abrange dados bancários, fiscais e telefônicos dos candidatos, além de informações de familiares e empresas incluídas nas condições negociadas. Um dos pontos discutidos foi a empresa Alcazar Holdings, ligada ao advogado Willer Tomaz, que mantém relação de amizade com Flávio Bolsonaro. A inclusão da empresa foi defendida pela campanha petista durante as negociações, enquanto representantes do PL afirmaram que a divulgação das informações financeiras dependeria das autorizações necessárias.
Do lado de Lula, o acordo também contempla informações relacionadas ao Instituto Lula e a pessoas mencionadas pela campanha adversária. A inclusão desses elementos ampliou o alcance das negociações para além dos registros pessoais dos dois candidatos, incorporando documentos vinculados a entidades e terceiros. A abrangência final da divulgação, porém, depende das autorizações pertinentes e dos registros que efetivamente poderão ser obtidos e publicados dentro dos limites estabelecidos para cada titular.
A discussão sobre os sigilos ganhou destaque nos últimos dias da campanha presidencial, a dois dias do segundo turno marcado para domingo, 25 de outubro. O debate envolve compromissos públicos assumidos pelos candidatos, pedidos de divulgação de despesas e divergências sobre a participação da Justiça Eleitoral na execução do acordo. Até a publicação da reportagem do UOL, Flávio e Lula haviam apresentado autorizações, mas os dados ainda não tinham sido efetivamente abertos, e continuava indefinido como as informações seriam disponibilizadas ao público.





